Tangente Explicações


sexta-feira, 5 de julho de 2013

Kern - Compassos

Em 1991 a empresa Kern & Co AG, sediada em Aarau, na Suíça fechou, tinha sido comprada em 1988 pela Wild Leitz Group, uma das empresas que veio dar origem ao grupo Leica.
A Kern foi fundada em 1819 por Jacob Kern em Aarau. Era uma empresa especializada em instrumentos de ótica e na construção de instrumentos mecânicos de precisão. 
No século XIX, a empresa cresceu de forma constante, mas o período após a primeira Guerra Mundial levou a dificuldades comerciais.
Após a segunda II Guerra Mundial, dedicou-se ao fabrico de lentes para câmaras para o cinema. 
Em 1958 a Kern reorganizou-se para não depender de um único comprador dos seus produtos e dedicou-se à pesquisa, reforçada pela inclusão de fotogrametria.  
Em 1963, a venda de lentes de cinema caiu e dedicaram-se em continuar a apoiar instrumentos de topografia. A fotogrametria registou um enorme sucesso. 
Nos anos 70 destacou-se com os medidores eletrónicos de distância mais precisos a nível mundial. Teve vários desenvolvimentos ao nível de software de campo no uso de dispositivos eletrónicos até aos anos 80. 
A empresa foi incorporada em 1988 no Wild Leitz Group. Em 1991, a produção da empresa Kern & Co. AG, em Aarau foi encerrada.
Graças à iniciativa de um grupo de antigos funcionários, uma valiosa coleção de instrumentos e utensílios históricos, documentos de negócios, desenvolvimento e construção, desenhos técnicos, foram cedidos ao Museu Municipal de Aarau Schlössli.

compassos Kern, compassos, geometria descritiva
O desenvolvimento de compassos da empresa Kern & Co. AG, Aarau
Os instrumentos de desenho (compassos) foram mantidos no núcleo da empresa durante 168 anos, até ao ano de 1987. Embora nas últimas décadas da sua existência os instrumentos de desenho tenham correspondido a pouco mais de 10% das vendas da empresa, no entanto a Kern foi sempre reconhecida como a empresa dos instrumentos de desenho (compassos).

Sem comentários:

Enviar um comentário